terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O papel do feedback no processo de aprendizagem on-line



Bom falando sobre feedback, precisamos sempre levar em conta vários critérios, desde o objetivo pretendido, ao resultado do aluno ao contempla-lo. Como mencionado no texto,

         “É no processo de interação que o tutor dará o feedback para o aluno, auxiliando-o a ter a compreensão necessária para o assunto abordado. Este feedback, entretanto, não pode ser           dado de qualquer forma. Ele precisa ser completo e específico o suficiente para mostrar ao estudante se ele está no caminho certo ou não. Educandos inexperientes, que estão iniciando na EaD, parecem precisar muito mais dessa orientação para se manterem conectados (Thorpe, 1998).
                
           O papel do feedback é de suma importância não só para avaliação do aprendizado, mas também do método, instrumentos e todo o processo planejado e executado com objetivo de chegar ao aprendizado do aluno. Ele é tão importante como uma avaliação escrita feita por um aluno primário, pois retorna do aluno um grau de absorção que poderá consagrar ou defasar seu professor. E para que possamos nos utilizar dessa ferramenta como aliado do processo ensino aprendizagem, é preciso sempre uma análise macro de todos os processos, desde sua criação, e verificar a construção do aluno, suas ações, seu comportamento e tudo a que se refere, algo que o leve a uma resposta, para tal gerar um feedback. 
         
        Feedback’s são importantes não só ao final de uma ação, mas em todo momento, considero muito importante também no desenrolar do processo ensino-aprendizagem pois dessa forma o educando por já ir se “remodelando” ou se adequando à realidade exigida, pois quanto mais exemplos de aprendizado ele tiver maior será a chance de conseguir atingir o objetivo, vendo pelos exemplos, se utilizando dos feedbacks como ferramenta de auto-avaliação para a construção do saber. E assim tando avaliando como avaliador se tornar instrumentos de uma ferramenta capaz de unir o saber com o aprender.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Semana 4



I – Introdução

A interação é um termo comumente usado na ciência e é mais antigo do que o termo interatividade. A interatividade é mais recente e melhor se aplica a relação humano-computador. A interatividade surge para complementar o conceito de interação. A autora por meio dos seus métodos demonstra que quando se trata de construção do conhecimento em Ead o foco deve ser direcionado para ambos os termos, interação/interatividade.

II – Ideias-chave sobre:

- Usos da tecnologia
Diante de tantos recursos tecnológicos, muitas vezes o educador não sabe como utilizá-los adequadamente em sala de aula. . .
Atualmente, através do uso da rede de computadores – a Internet – ede canais de comunicação cada vez mais interativos, o ensino-aprendizagem está se transformando, exigindo dos educadores “reiventar” sua prática docente.
Os recursos disponíveis nas TICs atendem de forma instintiva os diferentes estilos de aprendizagem.
A tecnologia tem o poder de acelerar o processo de aprendizagem e inserir o estudante no contexto do mundo moderno, que faz da informática pré-requisito profissional.
- Interação e interatividade
As TICs transformação a maneira de interagir, comunicar, trabalhar, decidir, pensar, etc.
Não há um consenso sobre a existência ou não de diferenças entre os termos inter(ação), inter(ativo) e inter(atividade).
Mas com certeza posso acrescentar seria a interação seria a ação que realiza a ligação interna entre pensamentos e idéias, interativo seria o elemento que realiza a ligação e interatividade seria o meio onde ocorre as conexões, a meu ver.
- Interação e interatividade em EaD.
                A interação e a interatividade passa a ser o foco para construção do conhecimento sob uma nova abordagem pedagógica.
As TICs em EaD proporcionam “reinventar” a pratica docente.
As TICs em EaD possibilitam situações de aprendizagem diversificadas, complexas e interativas.

III – Dialogando com a prática

O texto nos mostra que a interação e a interatividade são complementares e que são essenciais para a construção do conhecimento. O tutor deve atentar para conhecer as tecnologias e usá-las da melhor forma para desenvolver o senso crítico e conhecimento dos alunos seja em Ead ou no ensino tradicional. O desafio é enorme, mas há possibilidade de uso das tecnologias nas duas modalidades de ensino. E principalmente a utilização da tecnologia veio em busca de evoluir a sociedade em vários aspectos que favorece o interesse dos jovens.