quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Semana 4



I – Introdução

A interação é um termo comumente usado na ciência e é mais antigo do que o termo interatividade. A interatividade é mais recente e melhor se aplica a relação humano-computador. A interatividade surge para complementar o conceito de interação. A autora por meio dos seus métodos demonstra que quando se trata de construção do conhecimento em Ead o foco deve ser direcionado para ambos os termos, interação/interatividade.

II – Ideias-chave sobre:

- Usos da tecnologia
Diante de tantos recursos tecnológicos, muitas vezes o educador não sabe como utilizá-los adequadamente em sala de aula. . .
Atualmente, através do uso da rede de computadores – a Internet – ede canais de comunicação cada vez mais interativos, o ensino-aprendizagem está se transformando, exigindo dos educadores “reiventar” sua prática docente.
Os recursos disponíveis nas TICs atendem de forma instintiva os diferentes estilos de aprendizagem.
A tecnologia tem o poder de acelerar o processo de aprendizagem e inserir o estudante no contexto do mundo moderno, que faz da informática pré-requisito profissional.
- Interação e interatividade
As TICs transformação a maneira de interagir, comunicar, trabalhar, decidir, pensar, etc.
Não há um consenso sobre a existência ou não de diferenças entre os termos inter(ação), inter(ativo) e inter(atividade).
Mas com certeza posso acrescentar seria a interação seria a ação que realiza a ligação interna entre pensamentos e idéias, interativo seria o elemento que realiza a ligação e interatividade seria o meio onde ocorre as conexões, a meu ver.
- Interação e interatividade em EaD.
                A interação e a interatividade passa a ser o foco para construção do conhecimento sob uma nova abordagem pedagógica.
As TICs em EaD proporcionam “reinventar” a pratica docente.
As TICs em EaD possibilitam situações de aprendizagem diversificadas, complexas e interativas.

III – Dialogando com a prática

O texto nos mostra que a interação e a interatividade são complementares e que são essenciais para a construção do conhecimento. O tutor deve atentar para conhecer as tecnologias e usá-las da melhor forma para desenvolver o senso crítico e conhecimento dos alunos seja em Ead ou no ensino tradicional. O desafio é enorme, mas há possibilidade de uso das tecnologias nas duas modalidades de ensino. E principalmente a utilização da tecnologia veio em busca de evoluir a sociedade em vários aspectos que favorece o interesse dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário