I – Introdução
A interação é um termo comumente usado na ciência e é mais
antigo do que o termo interatividade. A interatividade é mais recente e melhor
se aplica a relação humano-computador. A interatividade surge para complementar
o conceito de interação. A autora por meio dos seus métodos demonstra que
quando se trata de construção do conhecimento em Ead o foco deve ser
direcionado para ambos os termos, interação/interatividade.
II – Ideias-chave sobre:
- Usos da tecnologia
Diante de tantos recursos tecnológicos, muitas vezes o
educador não sabe como utilizá-los adequadamente em sala de aula. . .
Atualmente, através do uso da rede de computadores – a
Internet – ede canais de comunicação cada vez mais interativos, o
ensino-aprendizagem está se transformando, exigindo dos educadores “reiventar”
sua prática docente.
Os recursos disponíveis nas TICs atendem de forma instintiva
os diferentes estilos de aprendizagem.
A tecnologia tem o poder de acelerar o processo de
aprendizagem e inserir o estudante no contexto do mundo moderno, que faz da
informática pré-requisito profissional.
- Interação e interatividade
As TICs transformação a maneira de interagir, comunicar,
trabalhar, decidir, pensar, etc.
Não há um consenso sobre a existência ou não de diferenças
entre os termos inter(ação), inter(ativo) e inter(atividade).
Mas com certeza posso acrescentar seria a interação seria a
ação que realiza a ligação interna entre pensamentos e idéias, interativo seria
o elemento que realiza a ligação e interatividade seria o meio onde ocorre as
conexões, a meu ver.
- Interação e interatividade em EaD.
A
interação e a interatividade passa a ser o foco para construção do conhecimento
sob uma nova abordagem pedagógica.
As TICs em EaD proporcionam “reinventar” a pratica docente.
As TICs em EaD possibilitam situações de aprendizagem
diversificadas, complexas e interativas.
III – Dialogando com a prática
O texto nos mostra que a interação e a interatividade são
complementares e que são essenciais para a construção do conhecimento. O tutor
deve atentar para conhecer as tecnologias e usá-las da melhor forma para
desenvolver o senso crítico e conhecimento dos alunos seja em Ead ou no ensino
tradicional. O desafio é enorme, mas há possibilidade de uso das tecnologias
nas duas modalidades de ensino. E principalmente a utilização da tecnologia
veio em busca de evoluir a sociedade em vários aspectos que favorece o
interesse dos jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário